Nova edição da EJM traz inovação editorial

Acaba de ser lançado mais um número da Estudos em Jornalismo e Mídia, o periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (PosJor). A edição Volume 7 Número 2, referente ao segundo semestre de 2010, reúne 19 artigos, sendo nove do Núcleo Temático sobre Políticas Públicas. Além de estar rigorosamente em dia e de oferecer um especial mais do que oportuno em ano de eleição, a revista traz uma inovação editorial: a partir de agora, cada artigo publicado terá um número específico, como uma etiqueta única.

Trata-se do Digital Object Identifier (DOI), padrão internacionalmente reconhecido para identificar objetos na internet, e que as mais importantes revistas científicas vêm adotando. No Brasil, alguns periódicos já assimilaram os DOIs aos seus artigos, motivados pela própria Plataforma Lattes, do CNPq, que dispõe de um campo de preenchimento específico para este número nas citações de produção científica.

O DOI não é apenas mais uma burocracia, mais um número. O sistema distingue o artigo e facilita sua recuperação junto a bases de dados. Entre as principais revistas da área da Comunicação no Brasil, a Estudos em Jornalismo e Mídia é a primeira a adotar o sistema DOI. "A inovação se insere no conjunto de ações que estamos promovendo na publicação de modo a alcançar os maiores níveis de excelência técnica", comentou o editor Rogério Christofoletti. Para a implantação do sistema, a EJM contou com o apoio dos profissionais do Portal de Periódicos da UFSC.

 

A EJM pode ser acessada em:

http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo