Guerra semiótica, jornalismo e propaganda

Autores

  • Guilherme Nery Atem UFF

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2008v5n1p161

Resumo

 

Este artigo pretende investigar a atual hibridação entre Jornalismo e Propaganda. Para isso, retomaremos a discussão entre estes dois campos de atuação prática, na área da Comunicação Social, a partir de questões que surgem em um contexto histórico de guerra. Neste caso, a análise recairá sobre a invasão norte- americana ao Iraque, em 2003, bem como sobre a cobertura jornalística pela mídia mundial. Se, por um lado, em épocas de paz é difícil percebermos a interdependência entre o Jornalismo e a Propaganda ideológica, por outro lado, em tempos de guerra essa relação se torna evidente. Nossa hipótese é a de que, na contemporaneidade comunicacional, a guerra efetiva (material, termodinâmica) é duplicada pela “guerra semiótica” (imaterial, informacional).

Biografia do Autor

Guilherme Nery Atem, UFF

Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ), Professor da Universidade Federal Fluminense.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2009-06-02