A exaltação do espetáculo no Linha Direta
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2008v5n1p75Resumo
Na atualidade, a espetacularização é presença constante na televisão e um dos notáveis ingredientes da programação midiática. A espetacularização e a dramatização fazem parte de uma diversidade de programas que constam na grade de jornalismo das emissoras, entre eles o Linha Direta da Rede Globo. O objetivo deste artigo é refletir sobre a espetacularização midiática, com foco na observação da forma como a morte, criminosos e vítimas são apresentados no Linha Direta. Como objeto, verificamos cinco edições do programa, que foram ao ar durante os meses de outubro e novembro de 2004. Não foram levadas em consideração as edições especiais do Linha Direta Justiça. O artigo tem como eixo algumas idéias básicas da análise do discurso de linha francesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à revista Estudos em Jornalismo e Mídia o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Estudos em Jornalismo e Mídia.
