A não-notícia, um produto do infoentretenimento

Autores

  • Fabiana Moraes Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2008v5n1p99

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo sugerir uma nova categorização jornalística: a não-notícia, produto cada vez mais presente em nosso cotidiano. Para isso, estudamos a revista de celebridades Caras, a mais famosa entre as publicações de celebridades do país. Nossa hipótese é que, utilizando alguns conceitos já previstos na Teoria do Jornalismo e da Notícia e subvertendo outros cânones, a mídia cria acontecimentos para se auto- alimentar. Analisar este caso pode nos ajudar a entender a nova realidade midiática. Neste ambiente, as notícias – a não-notícia – é o resultado de um momento em que a mídia não é só um suporte para os eventos que acontecem no mundo: ela os cria por si própria.

Biografia do Autor

Fabiana Moraes Silva, UFPE

Mestre em Comunicação pela UFPE, doutoranda do Programa de Pós-Graduação da UFPE.

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Publicado

2009-06-02