Políticas públicas e direitos de crianças e adolescentes: o papel da mídia na expansão da cidadania

Autores

  • Danilo Rothberg UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Pedro Luis Bueno Berti Universidade do Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n2p237

Resumo

 

O artigo descreve os resultados de pesquisa que avaliou a qualidade da cobertura de assuntos ligados à preservação dos direitos da infância e adolescência nos oito principais jornais das maiores cidades da região administrativa de Bauru (SP), no período de agosto de 2008 a março de 2009. Do total de 389 matérias avaliadas, 66% noticiaram atos infracionais e de violência com crianças e adolescentes como vítimas ou agentes, com enfoque fragmentado e superficial; 34% são abordagens mais amplas sobre as políticas públicas destinadas à preservação de direitos sociais. Os resultados indicam a ocorrência de uma quantidade minoritária - ainda que significativa - de matérias que apresentaram abordagens mais completas e contextualizadas. De maneira geral, pode-se indicar que a contribuição da mídia como forma de vigilância sobre a execução das políticas públicas do setor tem sido limitada, o que justifica a preocupação de exigir, dos meios de comunicação, medidas para que cumpram a função social a eles atribuída pelas democracias contemporâneas para a expansão da cidadania.

Biografia do Autor

Danilo Rothberg, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Bacharel em Comunicação, Mestre em Comunicação e Doutor em Sociologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. Pós-doutorado pela Open University, Inglaterra (Visiting Research Fellow, 2006-2007) e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), onde foi bolsista Prodoc/Capes (2008-2009) no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS - UFSCar). Atua principalmente com os seguintes temas: economia política da comunicação; comunicação e política; sociologia da comunicação; teoria e ética do jornalismo; informação, participação política e democracia digital; informação e inclusão digital; educação para mídia; estudos de ciência, tecnologia e sociedade; divulgação científica.

Pedro Luis Bueno Berti, Universidade do Sagrado Coração

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade do Sagrado Coração (Bauru, SP)

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Publicado

2010-09-21

Edição

Seção

Núcleo Temático