A rádio informativa portuguesa na Internet – o estado da arte

Autores

  • Luís Bonixe ESE de Portalegre

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n2p332

Resumo

 

A rádio está a mudar e dirão alguns que nunca mudou tanto como agora. Se é verdade que a história do meio radiofónico está plena de acontecimentos sociais, culturais e tecnológicos que obrigaram a rádio a modificar-se, não é menos verdadeiro que nunca como agora, com a sua presença na Internet, as suas características definidoras e genéticas foram postas em causa de uma forma tão incisiva. A rádio, enquanto meio de comunicação, sempre se definiu a partir, sobretudo, de duas características específicas: o seu carácter sonoro e a sua emissão contínua temporalmente. Com a presença na Internet, essas características deixaram de fazer a mesma diferença porquanto esta "nova rádio" somou ao som, a imagem, as hiperligações, as redes sociais e demais ferramentas online. O presente artigo tem por objectivo caracterizar e analisar a forma como este cenário está a determinar a definição de políticas, estratégias e narrativas na rádio informativa portuguesa.

 

Biografia do Autor

Luís Bonixe, ESE de Portalegre

Doutor em Ciências da Comunicação, especialização em Jornalismo, com uma tese defendida na Universidade Nova de Lisboa sobre jornalismo radiofónico. Professor de Jornalismo na ESE de Portalegre e Jornalista freelance.

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Publicado

2010-09-17

Edição

Seção

Temas Livres