Os novos tempos do leitor de notícias e o leitor de notícias dos novos tempos

Autores

  • Anna Paula Knewitz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nilda Jacks Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n2p390

Resumo

 

A atual configuração temporal vem transformando o jeito de fazer jornalismo; o jornalismo, da mesma forma, vem alterando o modo de perceber e assimilar o tempo. À frente desse intercâmbio estão as ferramentas tecnológicas, que buscam incessantemente encurtar a distância entre fatos e relatos, e “atrás” desse intercâmbio estão os leitores, que, com certa defasagem, vêm tentando desenvolver novas habilidades para acolher o mundo em seu fluxo. Este texto se dispõe a refletir sobre esse descompasso entre as rápidas inovações na esfera da produção e as mais lentas adaptações na esfera da recepção, apontando para algumas interferências do webjornalismo  ? e das referências temporais que lhe são inerentes ? nos processos de recepção e leitura.

Biografia do Autor

Anna Paula Knewitz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde integra o Núcleo de Pesquisa Cultura e Recepção Midiática.

Nilda Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do PPG em Comunicação e Informação/UFRGS. Doutorado em C. da Comunicação/ USP e Pós-doutorados na University of Copenhagen/ Dinamarca e na Universidad Nacional de Colombia. Pesquisadora nível 1 do CNPq. Livros: “Querência. Cultura regional como mediação simbólica. Um estudo de recepção” e “Mídia Nativa. Indústria Cultural e cultura regional”, ambos pela Editora da Universidade/ UFRGS. Co-autora de “Comunicação e Recepção” pela Editora Hacker/ São Paulo; “Hermanos, pero no mucho. El periodismo narra la paradoja de la fraternidad y la rivalidad entre Brasil y Argentina” pela Editora La Crujía / Buenos Aires,  “TV, Família e Identidade” pela Editora da PUCRS/ Porto Alegre, e Meios e Audiências. A emergência dos estudos de recepção no Brasil pela Sulina.

Downloads

Publicado

2010-09-30

Edição

Seção

Temas Livres