JPB interativo: proposta de aplicação interativa para telejornal na TV digital

Autores

  • Lívia Cirne Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Tatiana Aires Tavares Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v8n1p197

Resumo

 

Com o avanço da tecnologia e a proposta de uma televisão mais robusta, com novos serviços, a intensificação do processo de interação mediada se tornou o desafio do sistema brasileiro de televisão digital terrestre. No telejornal, produto audiovisual informativo de maior alcance na sociedade, o uso de aplicações interativas propicia uma postura mais ativa dos telespectadores, que, por meio da própria TV com canal de retorno integrado, pode participar dos programas, ao invés de recorrer a outros dispositivos. A incorporação de enquetes, conteúdos segmentados, chat, informações adicionais e quiz já se presta como uma tendência e dá ao telejornal uma configuração mais próxima da revista eletrônica. Sendo assim, nesse artigo, apresentamos um estudo de caso voltado para o telejornalismo na TV digital brasileira, com base no protótipo desenvolvido pelo Lavid, onde foram endereçadas algumas tendências interativas para o JPB (telejornal da afiliada da TV Globo, em João Pessoa).

Biografia do Autor

Lívia Cirne, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista Facepe. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Jornalismo (UFPB) e em Telecomunicações (IFPB). Integrante do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD/UFPB).

Marcelo Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Informática pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Ciências da Computação pela UFPB. Pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD/UFPB), tendo atuado em projetos referentes ao middleware Ginga.

Tatiana Aires Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Sistemas e Computação pela UFRN. Graduada em Informática pela Universidade Federal de Pelotas. Vice-coordenadora do LAViD. Professora e coordenadora do Departamento de Informática da UFPB.

Downloads

Publicado

2010-12-12