JPB interativo: proposta de aplicação interativa para telejornal na TV digital
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v8n1p197Resumo
Com o avanço da tecnologia e a proposta de uma televisão mais robusta, com novos serviços, a intensificação do processo de interação mediada se tornou o desafio do sistema brasileiro de televisão digital terrestre. No telejornal, produto audiovisual informativo de maior alcance na sociedade, o uso de aplicações interativas propicia uma postura mais ativa dos telespectadores, que, por meio da própria TV com canal de retorno integrado, pode participar dos programas, ao invés de recorrer a outros dispositivos. A incorporação de enquetes, conteúdos segmentados, chat, informações adicionais e quiz já se presta como uma tendência e dá ao telejornal uma configuração mais próxima da revista eletrônica. Sendo assim, nesse artigo, apresentamos um estudo de caso voltado para o telejornalismo na TV digital brasileira, com base no protótipo desenvolvido pelo Lavid, onde foram endereçadas algumas tendências interativas para o JPB (telejornal da afiliada da TV Globo, em João Pessoa).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons