JPB interativo: proposta de aplicação interativa para telejornal na TV digital

Autores/as

  • Lívia Cirne Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Tatiana Aires Tavares Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v8n1p197

Resumen

 

Com o avanço da tecnologia e a proposta de uma televisão mais robusta, com novos serviços, a intensificação do processo de interação mediada se tornou o desafio do sistema brasileiro de televisão digital terrestre. No telejornal, produto audiovisual informativo de maior alcance na sociedade, o uso de aplicações interativas propicia uma postura mais ativa dos telespectadores, que, por meio da própria TV com canal de retorno integrado, pode participar dos programas, ao invés de recorrer a outros dispositivos. A incorporação de enquetes, conteúdos segmentados, chat, informações adicionais e quiz já se presta como uma tendência e dá ao telejornal uma configuração mais próxima da revista eletrônica. Sendo assim, nesse artigo, apresentamos um estudo de caso voltado para o telejornalismo na TV digital brasileira, com base no protótipo desenvolvido pelo Lavid, onde foram endereçadas algumas tendências interativas para o JPB (telejornal da afiliada da TV Globo, em João Pessoa).

Biografía del autor/a

Lívia Cirne, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista Facepe. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Jornalismo (UFPB) e em Telecomunicações (IFPB). Integrante do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD/UFPB).

Marcelo Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Informática pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Ciências da Computação pela UFPB. Pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD/UFPB), tendo atuado em projetos referentes ao middleware Ginga.

Tatiana Aires Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Sistemas e Computação pela UFRN. Graduada em Informática pela Universidade Federal de Pelotas. Vice-coordenadora do LAViD. Professora e coordenadora do Departamento de Informática da UFPB.

Publicado

2010-12-12