Instâncias de consagração na cibercultura: um estudo sobre a atuação do internauta no MySpace
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v8n1p234Resumo
Com as novas tecnologias, surgem campos inéditos de legitimação e de consagração artística. Na internet, o site MySpace é utilizado como uma rede social cuja particularidade está na interatividade proporcionada entre artistas (consagrados e independentes) e usuários não-artistas. O site tem revelado novos nomes no cenário musical a partir da popularidade obtida por eles junto aos internautas. Para observar como acontece a comunicação dentro desse ambiente, foi escolhido o perfil da banda Restart, cujo público majoritário do MySpace é o adolescente (jovens de 12 a 17 anos). A análise deste artigo faz parte de pesquisa mais ampla e cujos resultados já obtidos possibilitam-nos vislumbrar, dentro dos limites do recorte escolhido, que a internet introduz não só um novo campo de ação, mas também novas instâncias de consagração artística.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons