Instâncias de consagração na cibercultura: um estudo sobre a atuação do internauta no MySpace

Autores

  • Mauro de Souza Ventura UNESP
  • Liliane de Lucena Ito

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v8n1p234

Resumo

 

Com as novas tecnologias, surgem campos inéditos de legitimação e de consagração artística. Na internet, o site MySpace é utilizado como uma rede social cuja particularidade está na interatividade proporcionada entre artistas (consagrados e independentes) e usuários não-artistas. O site tem revelado novos nomes no cenário musical a partir da popularidade obtida por eles junto aos internautas. Para observar como acontece a comunicação dentro desse ambiente, foi escolhido o perfil da banda Restart, cujo público majoritário do MySpace é o adolescente (jovens de 12 a 17 anos). A análise deste artigo faz parte de pesquisa mais ampla e cujos resultados já obtidos possibilitam-nos vislumbrar, dentro dos limites do recorte escolhido, que a internet introduz não só um novo campo de ação, mas também novas instâncias de consagração artística.

Biografia do Autor

Mauro de Souza Ventura, UNESP

Jornalista, Doutor em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista – Unesp/Bauru.

Liliane de Lucena Ito

Graduada em Comunicação Social e mestranda no PPGCOM-Unesp.

Downloads

Publicado

2010-12-12