Retratos da saúde pública: o caos como intencionalidade nas fotografias do jornal Folha de Londrina

Autores

  • Reinaldo César Zanardi Universidade Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina.
  • Paulo César Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n2p506

Resumo

 

A mensagem de uma fotografia não passa despercebida, podendo gerar significados diversos. O objetivo deste trabalho é analisar 8 fotografias que retratam a crise na saúde pública de Londrina, estado do Paraná, em reportagens do jornal Folha de Londrina, entre fevereiro e março de 2011. A saúde no município, desde o início do atual governo municipal, passou por várias crises que afetaram diretamente os serviços assistenciais à população, de falta de médicos a superlotação dos hospitais, passando pela interrupção do atendimento dos prontos-socorros. Em menos de 24 meses, a Secretaria Municipal de Saúde teve cinco titulares. Esse estudo adota como metodologia a desconstrução analítica para aferição da intencionalidade da comunicação, proposta por Boni (2000). Como resultado, pode-se afirmar que os fotógrafos tomaram as imagens que retratam o tema dando-lhe significados como crise, falência e caos na saúde pública de Londrina.

Biografia do Autor

Reinaldo César Zanardi, Universidade Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina.

Professor e coordenador do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Norte do Paraná; estudante do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Paulo César Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2012-06-06