O jornalismo em forma de carta no primeiro século da Era Cristã: uma análise das epístolas bíblicas de São Paulo a partir das principais características jornalísticas

Autores

  • Kevin Willian Kossar Furtado Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2013v10n1p183

Resumo

 

O estudo identifica características do Jornalismo em seis cartas bíblicas (Novo Testamento) de São Paulo. As referências de Jornalismo pautam-se nas obras dos alemães Tobias Peucer (2004) e Otto Groth (apud FAUS BELAU, 1966) que, no fim do século XVII e primeira metade do século XX, respectivamente, sistematizaram as noções elementares que historicamente definiram o Jornalismo. O trabalho também discorre sobre as formas embrionárias/pré-históricas suportadas pelo Jornalismo, conforme Jorge Pedro Sousa, Luiz Beltrão e Carlos Rizzini, e discute o papel essencialmente informativo desempenhado pelas cartas ao longo da história registrada.

Biografia do Autor

Kevin Willian Kossar Furtado, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), editor associado da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ), editor do site Cultura Plural (www.culturaplural.com.br). E-m: kevin@aol.com.br.

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Coordenador do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-m: sergiogadini@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2013-07-04