“É tempo de construir o Brasil Grande”: a legitimação da ditadura civil-militar nos editoriais do jornal Zero Hora
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p218Resumo
A pesquisa busca mostrar a forma como Zero Hora (ZH) referenciou os aniversários do golpe de 1964 ao longo da ditadura civil-militar brasileira. Objetiva-se analisar os discursos dos editoriais de ZH, identificar seu posicionamento frente ao episódio que deflagrou 21 anos de ditadura no país e observar possíveis silenciamentos ao longo desse período. O aporte teórico-metodológico utilizado é a Análise de Discurso (AD), que permite uma análise contextualizada com a conjuntura sócio-histórica do momento. A pesquisa aponta para a construção de discursos que procuram legitimar, por meio de distintas estratégias discursivas, a ditadura civil-militar brasileira, como através da reafirmação do ideário revolucionário, da divulgação do desenvolvimento econômico do período e da caracterização da nova fase, iniciada a partir de 1964, como um tempo de esperança, harmonia e crescimento acelerado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à revista Estudos em Jornalismo e Mídia o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Estudos em Jornalismo e Mídia.
