Assessoria de Chumbo: um panorama da cobertura política a partir da Secretaria de Imprensa da Presidência da República

Autores

  • Laura Maria Coutinho Xavier Naves Universidade de Brasília
  • Fábio Henrique Pereira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p230

Resumo

 

O artigo analisa a forma como os jornalistas, credenciados ou não, realizavam a cobertura do Planalto a partir de suas relações com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, representada por seus então secretários, durante os governos de Artur da Costa e Silva (1968-1969) e Emílio Garrastazu Médici (1970-1974). A partir de entrevistas qualitativas semi-dirigidas (ou semi-estruturadas), conduzidas a partir de um roteiro, foi possível reconstruir o cenário das relações entre jornalistas e secretários de imprensa,  assim como as dificuldades e especificidades que existiam em uma cobertura jornalística cerceada pelo Ato Institucional nº 5. Partindo do conceito teórico de negociação e de uma abordagem etnoconstrucionista da produção noticiosa, a pesquisa apresenta um perfil do jornalismo político no contexto da Ditadura Militar (1964-1985).

Biografia do Autor

Laura Maria Coutinho Xavier Naves, Universidade de Brasília

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília; estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília na linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade, com defesa prevista para 23 de abril de 2014.

Fábio Henrique Pereira, Universidade de Brasília

Doutor em Comunicação, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, pesquisador associado ao Centre de Recherches sur l'Action Politique en Europe (CRAPE/França). É autor do livro Jornalistas-intelectuais no Brasil (Summus, 2011).

Downloads

Publicado

2014-05-04

Edição

Seção

Núcleo Temático