Periodismo, ética y propaganda en la Argentina democrática

Autores

  • Adriana Amado UNLAM
  • Belén Amadeo Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p266

Palavras-chave:

Argentina, Propaganda, Jornalismo

Resumo

 

A Argentina começou em 1983 um processo democrático depois de um século quando a democracia alternou com governos ditatoriais, em um processo de lento fortalecimento das instituições republicanas. Este contexto sociopolítico estabelece condições particulares de desenvolvimento do jornalismo no país. A marca autoritária ficou na cultura política argentina e ainda permanece no vínculo dos governos populistas e a mídia. Esta relação põe condições na tarefa jornalística mais sutis do que os métodos coercivos do passado mais tão eficientes quanto aqueles. Fatores como uso da mídia para propaganda ou dificuldades no acesso à informação pública constituem obstáculos para o livre desenvolvimento do jornalismo e mostram que condições próprias dos processos autoritários persistem na cultura democrática.

Biografia do Autor

Adriana Amado, UNLAM

Profesora e investigadora en periodismo y comunicación pública

Belén Amadeo, Universidad de Buenos Aires

Profesora de Opinión Pública

Publicado

2014-05-04