O futebol-arte na imprensa nacional: a construção de um estilo de jogo

Autores

  • Fernandes Ribeiro Mostaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p354

Resumo

 

Nosso objetivo neste trabalho é realizar um panorama crítico das narrativas encontradas na imprensa nacional sobre o futebol-arte. O recorte temporal estabelecido é da Copa do Mundo de 1938, quando acreditamos ter nascido a ideia de futebol-arte, até a Copa de 1970, que seria a consolidação deste estilo. Partimos do entendimento de que a ideia de um estilo distinto de praticar o futebol foi edificado em densas narrativas que tiveram como pano de fundo a questão da mestiçagem e a identidade nacional construída nos anos 1930. O potencial mobilizador do futebol e sua importância na nossa sociedade teriam plasmado a representação do futebol-arte como algo tipicamente nacional. Recorreremos aos jornais O Globo, Jornal do Brasil e A Noite para investigar tal questão.  

Biografia do Autor

Fernandes Ribeiro Mostaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj

Mestre pelo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FACHA-IGEC-RJ (2012). Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A no projeto LEME (Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte) - UERJ. Pesquisador do Grupo Esporte e Cultura da UERJ. Integra também o Grupo de Pesquisa Comunicação e Esporte, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Autor do livro GARRINCHA X PELÉ: influência da mídia na carreira de um jogador (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação com ênfase em Rádio, TV e Jornalismo Esportivo, Copas do Mundo e identidade nacional.

Downloads

Publicado

2014-10-24

Edição

Seção

Núcleo Temático