Invisibilidade mediada na Copa do Mundo de 2014: Pessoas em situação de rua, olhares desviados, mídia atenta à cidadania?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p367Resumo
O jornalismo é um mediador do espaço público e diversas correntes teóricas atribuem a ele o papel de vigilante e promotor da cidadania. Mas como tem sido a abordagem jornalística em temas ligados à prática cidadã? Este artigo busca traçar um panorama entre jornalismo e cidadania. Para isso, foi feito um apanhado histórico sobre a evolução da cidadania até como ela é praticada hoje, bem como, demonstra os ideais jornalísticos ligados ao tema. Diante desta perspectiva, analisou-se as notícias de sites do portal Uol, sobre a higienização das cidades-sede do Mundial e o isolamento das pessoas em situação de rua durante a Copa do Mundo de 2014. A metodologia adotada foi a Análise Crítica da Narrativa (Motta, 2013) e a seleção das notícias foi feita por meio de três palavras-chave associadas: Higienização, População de rua e Copa do Mundo. Percebe-se que o processo de invisibilidade da população marginalizada passa pelo olhar desviado da mídia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons