A opinião da empresa no Jornalismo brasileiro: Um estudo sobre a função e a influência política dos editoriais

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Camila Mont'Alverne

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p121

Resumo

 

O objetivo do trabalho é refletir acerca do Editorial como elemento que, além de posicionar a instituição jornalística no campo social – ao revelar os valores e as perspectivas por ela defendidos e ao estabelecer um “contrato de leitura” com a audiência –, permite compreender de que maneira o Jornalismo brasileiro se diferencia daquele praticado em outros países cuja cultura profissional naturaliza a tomada de posição política por parte das empresas. Por meio de revisão bibliográfica, o artigo traz uma breve contextualização da trajetória do Jornalismo opinativo no Brasil, além de discutir as características do editorial como gênero. Em seguida, examinam-se as singularidades dos textos editoriais enquanto artifícios de ação política.

Biografia do Autor

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do Mestrado em Comunicação da UFC e líder do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE). Secretário-Executivo da COMPOLÍTICA (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Mandato 2013-2015). Coordena o projeto de pesquisa "Internet, Participação e Representação Política", financiado pelo CNPq (Edital Universal - MCTI/CNPQ Nº 14/2012).

Camila Mont'Alverne

Mestranda do PPGCOM/UFC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE/UFC). Bolsista CAPES.

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Temas Livres