“Engole o choro e vai pra cima” : Masculinidade e repercussão midiática da atuação brasileira na Copa do Mundo da Fifa de 2014
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p153Resumo
O presente artigo analisa a repercussão na imprensa da campanha da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo da Fifa de 2014. Através do estudo do discurso presente em matérias jornalísticas e comentários públicos em sites noticiosos, procura-se identificar de que maneira noções como sensibilidade, passionalidade e feminilidade foram relacionadas ao mal desempenho dos jogadores locais em campo, reforçando o caráter majoritariamente sexista da cobertura, consumo e atuação no esporte, historicamente monopolizado por homens. Tal investigação permite verificar de que maneira o patriotismo é associado a um ideal bélico e viril no contexto da disputa internacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons