“Engole o choro e vai pra cima” : Masculinidade e repercussão midiática da atuação brasileira na Copa do Mundo da Fifa de 2014

Autores

  • Júlia Silveira Araújo Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p153

Resumo

 

O presente artigo analisa a repercussão na imprensa da campanha da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo da Fifa de 2014. Através do estudo do discurso presente em matérias jornalísticas e comentários públicos em sites noticiosos, procura-se identificar de que maneira noções como sensibilidade, passionalidade e feminilidade foram relacionadas ao mal desempenho dos jogadores locais em campo, reforçando o caráter majoritariamente sexista da cobertura, consumo e atuação no esporte, historicamente monopolizado por homens. Tal investigação permite verificar de que maneira o patriotismo é  associado a um ideal bélico e viril no contexto da disputa internacional. 

Biografia do Autor

Júlia Silveira Araújo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em comunicação pela UFF e graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2015-04-17

Edição

Seção

Temas Livres