Reconfigurações do jornalismo: das páginas impressas para as telas de smartphones e tablets

Autores

  • Maíra de Cássia Evangelista de Sousa Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p43

Resumo

 

Assim como a sociedade, o jornalismo também passa por reconfigurações. Com a emergência das tecnologias digitais no século XX, empresas jornalísticas precisaram se adaptar e investir em novos produtos, a fim de conquistar novos públicos e manter o antigo, concomitantemente. De cunho teórico, este artigo busca discutir as reconfigurações pelas quais o jornalismo tem passado desde a emergência das tecnologias digitais, com ênfase nos dispositivos móveis, considerando o atual processo de convergência, e consequentemente, a distribuição de conteúdo em multiplataformas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. 

Biografia do Autor

Maíra de Cássia Evangelista de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)

Jornalista. Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM|UFRGS). Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR|UFSC). Membro do Grupo de Jornalismo Digital (JORDI).

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Publicado

2015-04-17

Edição

Seção

Núcleo Temático