Entre fato e ficção: personagens compostos e fictícios ou fraude em jornalismo?

Autores

  • Monica Martinez Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso).
  • Eduardo Luiz Correia Docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e do FIAM FAAM Centro Universitário.
  • Mateus Yuri Passos Doutorando em Teoria e História Literária na (Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n2p238

Resumo

 

Situado na interface entre jornalismo e literatura ao mesclar investigação factual às estéticas narrativas da ficção, o jornalismo literário enfrenta o desafio de produzir obras ambíguas. Um dos fatores nesse sentido é o uso de personagens compostos, construídos a partir de características biográficas de vários entrevistados que o repórter concentra num único personagem. Neste artigo, discutimos os limites entre fato e ficção nesse tipo de narrativa a partir de duas instâncias. A primeira é a histórica, por meio dos perfis de Hugh Griffin Flood, do jornalista estadunidense Joseph Mitchell (1908-1996), publicados na revista The New Yorker nos anos 1940. A segunda é a ênfase na separação entre personagens reais e imaginários, tratada como fraude em jornalismo a partir dos anos 1980 devido a casos como o de Janet Cooke no The Washington Post e o de Jason Blair, no The New York Times, em 2003.

Biografia do Autor

Monica Martinez, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Monica Martinez tem estágio pós-doutoral pela Texas University, pós-doutorado pela UMESP e doutorado pela ECA-USP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso e colíder do NAMI (GP Narrativas Midiáticas/Uniso). E-mail: monica.martinez@prof.uniso.br.

Eduardo Luiz Correia, Docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e do FIAM FAAM Centro Universitário.

Eduardo Luiz Correia é doutor pela Facom da UnB. Tem especialização e mestrado pela ECA-USP. É graduado em Jornalismo pela UMESP e em História pela FFLCH-USP. Atualmente é docente da USCS e do FIAM FAAM Centro Universitário. E-mail: eduardocorreia67@gmail.com.

Mateus Yuri Passos, Doutorando em Teoria e História Literária na (Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mateus Yuri Passos é doutorando em Teoria e História Literária na Unicamp com bolsa CNPq. Realizou estágio sanduíche na Ludwig-Maximilians-Universität München com bolsa Capes. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCar). E-mail: mateus.passos@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Núcleo Temático