Credibilidade no jornalismo: uma nova abordagem

Autores

  • Silvia Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcia Benetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n1p51

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem do conceito de credibilidade a partir da articulação do jornalismo com a corrente filosófica da Teoria do Conhecimento e com as teorias discursivas. Credibilidade jornalística é aqui definida como um predicado epistêmico atribuído ao enunciador e a seus relatos. Essa atribuição é feita por alguém, em uma relação intersubjetiva, e amparada em valores éticos e morais. Por só ganhar sentido e relevância através de uma percepção sobre o outro, propomos uma nova abordagem do conceito, através da distinção de duas dimensões: a credibilidade constituída do enunciador e a credibilidade percebida pelo interlocutor. A compreensão de que a credibilidade se desdobra nessas duas dimensões permite qualificar a aplicação do conceito nas pesquisas empíricas.

Biografia do Autor

Silvia Lisboa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mestre pelo mesmo Programa e membro do grupo de pesquisa Nupejor (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo) – UFRGS/CNPq. E-mail: lisboasilvia@gmail.com.

Marcia Benetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, pesquisadora do CNPq e líder do grupo de pesquisa Nupejor (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo) – UFRGS/CNPq. E-mail: marcia.benetti@gmail.com.

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Publicado

2017-10-10