O entretenimento nas narrativas políticas: considerações a partir de Pixuleko na Folha de S. Paulo

Autores

  • Clara Bezerril Câmara Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p152

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão a respeito do papel do entretenimento nas narrativas jornalísticas sobre política. Para tal, apresenta-se um debate teórico, articulado com base nas considerações que Street (2003) e Van Zoonen (2005) fazem sobre o imbricamento da política com a cultura popular. No caminho argumentativo aqui sugerido, também é contemplada uma discussão a respeito das barreiras que são sustentadas entre hard e soft news, com auxílio de trabalhos que pensam o jornalismo em articulação com a noção de narrativa. O caso das aparições de Pixuleko, boneco inflável do ex-presidente Lula, na Folha de S. Paulo, serve de ilustração para o desafio da seguinte argumentação: observar o caráter narrativo das notícias pode lançar luz ao desafio de se analisar um contexto jornalístico em que as fronteiras entre entretenimento e informação encontram-se cada vez menos aparentes. Seguindo a linha de argumentação, e aliando o debate teórico com o exemplo proporcionado por Pixuleko, afirma-se ser urgente considerar o entretenimento na narrativa jornalística de política, não em uma chave de dissonância, ou oposição, mas enquanto elemento constitutivo.

Biografia do Autor

Clara Bezerril Câmara, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2018-09-04