Pensando o longform à luz das sete características do webjornalismo: um estudo de caso de uma série de O Globo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p157Resumo
O tema do presente artigo é o longform, que envolve uma extensão de texto e profundidade tanto na apuração quanto na fruição do leitor, se diferenciando da narrativa padrão do online, com fotos, vídeos, infográficos, animações e jogos. O objetivo é, além de conceituar esse novo formato, buscar relacioná-lo às sete características do webjornalismo, com a finalidade de compreender quais aspectos são mais presentes. A metodologia empregada, além de revisão bibliográfica acerca da categoria longform, envolve um estudo de caso da série “Um Século de Escassez”, publicada no site de O Globo, em março de 2018, cujo mote foi desconstruir o mito da abundância da água no Brasil. Duas entrevistas realizadas com uma editora executiva e uma repórter do núcleo de matérias especiais que atuaram no longform que integra o corpus de análise complementam a metodologia adotada. Das sete características integrantes do webjornalismo as mais percebidas foram a interatividade, o hiperlink e a multimidialidade, indo ao encontro da literatura sobre longform. A característica memória, que usualmente não é lembrada como um elemento central no longform, teve relativo destaque no caso em questão.
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