Os leitores como comunidade discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p182

Resumo

Os espaços de comentários dos veículos jornalísticos configuram ambientes complexos nos quais a prática da escrita dá ao leitor um lugar de enunciação e constrói uma audiência ativa. Este artigo apresenta os leitores como sujeitos que constituem comunidades discursivas no jornalismo contemporâneo e desenvolve as características do comentário do leitor como um gênero discursivo. Para compreender o funcionamento de uma comunidade, observa-se o discurso dos leitores do jornal Folha de S. Paulo no Instagram, demonstrando a interação desses sujeitos e propondo as características que estabelecem uma comunidade discursiva.

Biografia do Autor

Marcia Benetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora titular do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisadora do CNPq. Líder do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (UFRGS/CNPq). E-mail: marcia.benetti@gmail.com

Referências

ADGHIRNI, Zélia Leal; BAESSE, Jurema. Gêneros opinativos e internet: mais espaço para o leitor. In: MELO, José Marques de et al (org.). Gêneros jornalísticos: teoria e práxis. Blumenau: Edifurb, 2012.

ANDRADE, Felipe Sousa de. O comentário no site www.papodehomem.com.br: reflexão sobre prática de escrita e leitura, gênero discursivo e contínuo dialógico. 2016. 144f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa), Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2016.

ASKEHAVE, Inger; SWALES, John. Genre identification and communicative purpose: a problem and a possible solution. Applied Linguistics, v. 22, n. 2, 2001, p. 195-212.

BELL, Emily; OWEN, Taylor. A imprensa nas plataformas. Revista de Jornalismo ESPM, São Paulo, v. 6, n. 20, 2017, p. 48-83.

BENETTI, Marcia. O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia, São Paulo, n. 15, p. 13-28, 2008.

BENETTI, Marcia. A apropriação discursiva da morte pelo leitor. In: MAROCCO, Beatriz et al (org.). Jornalismo e acontecimento: diante da morte, v. 3. Florianópolis: Insular, 2012.

BENETTI, Marcia. Análise de Discurso como método de pesquisa em Comunicação. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.

BENETTI, Marcia; DALMASO, Silvana. Jornalismo, imaginário e leitores: os sentidos do real e da ficção sobre o avião desaparecido da Malaysia Airlines. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 28, p. 166-173, 2014.

BENETTI, Marcia; REGINATO, Gisele. O vínculo emocional do leitor ao jornalismo: estudo da revista Veja no Facebook. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 878-896, 2014.

BERGSTRÖM, Annika; WADBRING, Ingela Wadbring. Beneficial yet crappy: journalists and audiences on obstacles and opportunities in reader comments. European Journal of Communication, v. 30, n, 2, p. 137-151, 2015.

CAMINADA, Thiago. Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos. 2015. 202f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso jornalístico e posicionamentos enunciativos: fronteiras e distanciamentos. Parágrafo, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 7-15, 2016.

COELHO, Maria das Graças Pinto; OLIVEIRA, Geilson Fernandes de. Impeachment, emoções e conflitos: a emergência da raiva nos comentários da página da revista Veja no Facebook. Âncora, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 127-144, 2018.

DALMASO, Silvana. Jornalismo e relevância: o discurso dos leitores dos jornais de referência no Facebook. 2017. 212f.Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

DIAZ NOCI, Javier et al. Comments in news, democracy booster or journalistic nightmare: assessing the quality and dynamics of citizen debates in Catalan online newspapers. International Symposium on Online Journalism, 2010, Austin. Anais… Austin, 2010.

FISH, Stanley. Is there a text in this class? Cambridge: Harvard University Press, 1980.

IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (org.). Jornalismo, “fake news” e desinformação. Unesco, 2019.

KOMESU, Fabiana; TENANI, Luciani. Considerações sobre o conceito de “internetês” nos estudos da linguagem. Linguagem em (Disc)curso, Palhoça, v. 9, n. 3, 2009, p. 621-643.

KOMESU, Fabiana; TENANI, Luciani. Práticas de letramento/escrita no contexto da tecnologia digital. Revista Eutomia, v. 3, n. 1, 2010, p. 1-15.

LISBOA, Silvia; BENETTI, Marcia. Credibilidade no jornalismo: uma nova abordagem. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 51-62, 2017.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1989.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.

MANOSEVITCH, Edith; WALKER, Dana. Reader comments to online opinion journalism: a space of public deliberation. International Symposium on Online Journalism, Austin, 2009. Anais… Austin, 2009.

MASIP, Pere. Investigar el periodismo desde la perspectiva de las audiencias. El profesional de la información, v. 25, n. 3, p. 323-330, 2016.

MASIP, Pere et al. Audiencias activas y periodismo: ¿ciudadanos implicados o consumidores motivados? Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 11, n. 1, p. 240-261, 2015.

MASIP, Pere; SUAU, Jaume. Active audiences and participation models in Spanish media. Hipertext.net, n. 12, p. 1-16, 2014.

MASIP, Pere; SUAU, Jaume. Informação e participação na era da televisão ubíqua. In: SERRA, Paulo et al (org.). A televisão ubíqua. Covilhã: UBI, 2015.

MERSEY, Rachel et al. Focusing on the reader: engagement trumps satisfaction. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 89, n. 4, p. 695-709, 2012.

MESQUITA, Giovana Borges. Intervenho, logo existo: a audiência potente e as novas relações no jornalismo. 2014. 198f. Tese (Doutorado em Comunicação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

MITTMANN, Solange. Autoria e tradução: da dispersão às identificações. In: MITTMANN, Solange et al (org.). Práticas discursivas e identitárias: sujeito e língua. Porto Alegre: Nova Prova, 2008.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 3.ed. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4.ed. Campinas: Pontes, 2004.

PETERS, Chris. Introduction: the places and the spaces of news audience. Journalism Studies, v. 16, n. 1, p. 1-11, 2015.

PETERS, Chris. Spaces and places of news consumption. In: WITSCHGE, Tamara et al (org.). The Sage handbook of digital journalism. London: Sage, 2016a.

PETERS, Chris. The spaciotemporal dynamics of digital news audience. In: FRANKLIN, Bob; ELDRIDGE II, Scott. (org.). Routledge companion to digital journalism studies. London: Routledge, 2016b.

QUADROS, Claudia et al. Nos bastidores das interações: a comunicação entre leitor e jornalista. Líbero, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 103-116, 2016.

READER, Bill. Audience feedback in the news media. New York: Routledge, 2015.

RUIZ, Carlos et al. Conversación 2.0 y democracia: análisis de los contenidos de los lectores en la prensa digital catalana. Comunicación y Sociedad, v. 23, n. 2, p. 7-39, 2010.

SAL PAZ, Julio César. Comentario digital: género medular de las prácticas discursivas de la cibercultura. Caracteres, v. 2, n. 2, p. 152-171, 2013.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; BARROS, Samuel Anderson Rocha. Os sites de notícias podem estimular a deliberação online? Um estudo dos comentários de leitores postados no folha.com Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 8, n. 2, p. 192-211, 2012.

SANTOS, Luciane Justus dos; BRONOSKY, Marcelo Engel. Comentários dos leitores no Jornal da Manhã: lógicas de apropriações dos contrafluxos. In: GUERRA, Josenildo et al (org.). Crítica do jornalismo no Brasil. Covilhã: UBI, 2016.

STORCH, Laura. Atividades de leitura no jornalismo online: a reformulação do discurso jornalístico a partir da participação de leitores escritores. 2009. 220f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, John. Genre and engagement. Revue Belge de Philologie et d’Histoire, n. 71, 1993, p. 687-698.

SWALES, John. Research genres: explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

SWALES, John. Reflections on the concept of discourse community. ASp, n. 69, p. 1-13, 2016.

TERMOS de uso do Instagram. Revisado em 19 abr 2018. www.facebook.com/help/instagram/478745558852511 Acesso em 30 set 2019.

VAN DER WURFF, Richard; SCHOENBACH, Klaus. Civic and citizen demands of new media and journalists: what does the audience expect from good journalism? Journalism & Mass Communication Quarterly, London, v. 91, p. 433-451, 2014.

WAHL-JORGENSEN, Karin. Journalists and the public: newsroom culture, letters to the editor, and democracy. Creskill: Hampton Press, 2007.

Downloads

Publicado

2020-06-18