O banal e o prosaico no fotojornalismo contra-hegemônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p205

Resumo

O presente trabalho analisa duas imagens produzidas pelos coletivos Maruim e C.H.O.C Documental a partir do regime estético das artes identificado por Jacques Rancière. Seu objetivo é refletir sobre modos possíveis e potenciais de retratação do “real” no âmbito do fotojornalismo que atua de modo contra-hegemônico. A análise se desdobra em três eixos: no primeiro, são apresentados os três principais regimes da arte na tradição ocidental (ético, poético-representativo e estético), bem como a partilha do sensível; no segundo, discute-se as noções em torno do que o filósofo denomina eficácia estética e sua aplicabilidade; finalmente, no terceiro, são retomadas as imagens que compõem o corpus deste trabalho, as quais se relacionam com a potência do prosaico e do banal na construção de subjetividades estético-políticas outras. 

Biografia do Autor

Rafael Giovani Venuto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: rafael.vnt@gmail.com

Flávia Garcia Guidotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista, Mestre em Ciências da Comunicação, Doutora em Educação, professora e pesquisadora da Graduação e Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: flaviagguidotti@gmail.com

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Publicado

2020-06-18