Jornalismo e mídia-educação no contexto do aquecimento global

Autores

  • Ana Paula Lückman UFSC

Resumo

É através da mídia que a maior parte das pessoas recebe informações acerca da questão ambiental. Com a emergência do discurso em torno da crise ecológica, sobretudo a partir da década de 1970, e dos alertas para a necessidade de uma educação ambiental, ganham destaque também nos meios de comunicação os temas relacionados à questão ambiental. Essa evidência tem sido maior nos dias atuais, a partir da divulgação de pesquisas sobre o aquecimento global. Além de apresentar os resultados dos estudos científicos e descrever hipóteses sobre como será o futuro do planeta com as mudanças previstas, os meios de comunicação também têm buscado identificar maneiras pelas quais as pessoas comuns podem contribuir para frear esse processo, numa intenção aparentemente educativa. No entanto, diversos estudos recentes têm apresentado críticas contundentes ao chamado jornalismo ambiental, apontado como sensacionalista e superficial. Neste artigo, analisamos alguns aspectos dessa questão e apontamos as possibilidades teórico-metodológicas da mídia-educação como um caminho para a gradual superação desses problemas.

Biografia do Autor

Ana Paula Lückman, UFSC

possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialização em Educação e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Santa Catarina e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Educação Ambiental, recepção de mídia e jornalismo impresso.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-06-17

Edição

Seção

Núcleo Temático