Jornalistas comunitários no The Guardian: os impactos das Olimpíadas de 2016 nas favelas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.74506

Palavras-chave:

Jornalismo comunitário, The Guardian, Favelas cariocas

Resumo

O artigo analisa a participação de jornalistas comunitários de favelas cariocas na série “Vozes do Rio: nossa odisseia olímpica” do jornal The Guardian enquanto testemunhas dos impactos das Olimpíadas de 2016 em suas comunidades. A partir de uma perspectiva teórica, discutimos os elementos norteadores do jornalismo comunitário (PAIVA, 1998) e abordamos o processo hegemônico como um espaço de disputas (WILLIAMS, 1979). Em seguida, tensionamos a presença de vozes locais marginalizadas, representadas pelos jornalistas comunitários na série, em um espaço jornalístico hegemônico e internacional, como o The Guardian. Concluímos que, por meio de narrativas subjetivas e dissidentes, os jornalistas comunitários diversificaram as representações sobre o megaevento esportivo. Contudo, sua participação não se deu de forma igualitária e democrática ao longo das etapas de produção da série.

Biografia do Autor

Lauren Steffen, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Jornalista no Instituto Federal Farroupilha. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

Referências

BRIGNOL, Liliane Dutra. Tecnicidade e identidades migrantes: contribuições de Martín-Barbero para pesquisas sobre migrações e usos sociais das mídias. Intexto, Porto Alegre, n. 43, p. 119-134, setembro/dezembro 2018.

COGO, Denise. Mídias, identidades culturais e cidadania: sobre cenários e polí- ticas de visibilidade midiática dos movimentos sociais. In: IV ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 2004, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUC-RS, 2004.

COMCAT, Comunidades Catalisadoras. Favelas na Mídia: como a vinda da im- prensa global na era dos megaeventos transformou a imagem das favelas. Dezem- bro/2016. Disponível em: http://comcat.org/wp-content/uploads/2016/12/Relato- rio-Favelas-Na-Midia-ComCat.pdf. Acesso em: 24 mar. 2019.

KARAM, Francisco José Castilhos. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo: Summus, 2014.

MARQUES DE MELO, José. Teoria do jornalismo: identidades brasileiras. São Paulo, Paulus, 2006.

MORAES, Denis de. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: a contribuição teórica de Gramsci. Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 54-77, jan./jun. 2010.

NUNES, Márcia Vidal. Rádios comunitárias: exercício da cidadania na estrutura- ção dos movimentos sociais. In: PAIVA, Raquel (Org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 95-118.

PAIVA, Raquel. O espírito comum. Comunidade, mídia e globalismo. Petrópolis: Vozes, 1998.

PAIVA, Raquel. Para reinterpretar a comunicação comunitária. In: PAIVA, Raquel (Org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 133-148.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo, Contexto, 2005.

PERUZZO, Cicilia Maria K. Revisitando os conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2006, Brasília. Anais [...] Brasília: UnB, 2006.

PERUZZO, Cicilia Maria K. Rádio comunitária, educomunicação e desenvolvi- mento. In: PAIVA, Raquel (Org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 69-94.

SEQUEIRA, Cleofe; BICUDO, Francisco. Jornalismo comunitário: conceitos, im- portância e desafios contemporâneos. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2007, Santos. Anais [...] Santos: Unisanta, Uni- santos, Unimonte, 2007.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.

Downloads

Publicado

2021-07-05