Cobertura climática desde o Sul: análise crítica de discursos jornalísticos não hegemônicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.e82435Palavras-chave:
Jornalismo não hegemônico, Mudanças climáticas, DiscursosResumo
Este artigo analisa os sentidos e as estratégias dos discursos jornalísticos sobre mudanças climáticas de três veículos não hegemônicos, comprometidos com uma sociedade mais sustentável: Colabora, Conexão Planeta e Envolverde. A pesquisa é ancorada metodologicamente na Análise Crítica do Discurso e se debruça sobre a cobertura sobre mudanças climáticas nos anos de 2019 e 2020. Os resultados revelam que os discursos sobre a emergência climática são fortemente atravessados pela perspectiva do Norte Global, sendo dominantes os enquadramentos sobre ações e efeitos, com forte espaço para atores do campo científico. Os ativistas, frequentemente ignorados pelos veículos hegemônicos, ganham destaque, mas não refletem o pluralismo esperado. As causas do colapso climático quase não são mencionadas. O sistema capitalista-colonialista, responsável pelo agravamento da crise climática, continua sendo invisibilizado, evidenciando traços da colonialidade jornalística mesmo nos meios que não podem ser categorizados como hegemônicos.
Referências
BOSSATO FERNANDES, K. Informação e engajamento político: a produção de sentido no jornalismo alternativo audiovisual no Brasil, na Espanha e em Portugal. Tese (Doutorado em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade) – Universidade do Minho, Portugal, 2019.
BOYKOFF, M. T. Who speaks for the climate? Making Sense of Media Reporting on Climate Change. USA: Cambridge University Press, 2011.
BRUGGEMANN, M.; ENGESSER, S. Between Consensus and Denial: Climate Journalists as Interpretive Community. Science Communication, v. 36, p. 399-427, 2014.
BUTLER, C.; PIDGEON, N. Media Communications and Public Understanding of Climate Change: Reporting Scientific Consensus on Anthropogenic Warming. In: BOYCE, T.; LEWIS, J. Climate Change and the Media. New York: Peter Lang Publishing, 2009. p.43-58.
CARVALHO, A. Discurso mediático e sociedade: repensar a Análise Crítica do Discurso. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, BA, n. 9, p. 175-199, 2015.
CARVALHO, A.; VAN WESSEL, M.; MAESEELE, P. Communication Practices and Political Engagement with Climate Change: A Research Agenda. Environmental Communication, v. 11(1), p. 122-135, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17524032.2016.1241815. Acesso em: 17 fev. 2021.
GIRARDI, I. M. T.; LOOSE, E. B.; ALMEIDA DA SILVA, J. O jornalismo ambiental na concepção de quem o faz: estudo com jornalistas da América Latina, Caribe, Portugal, Espanha e países africanos de língua portuguesa. Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 2, n. 2, p. 48-66, 2018.
GÓES, J. C. O jornalismo e a experiência do invisível: identidades, lusofonias e a visível herança colonial brasileira. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
GÜNAY, D.; ISERI, E.; ERSOY, M. Alternative Media and the Securitization of Climate Change in Turkey. Alternatives: Global, Local, Political, v. 43(2), p. 96-114, jan. 2019.
GUNSTER, S. Radical Optimism: Expanding Visions of Climate Politics in Alternative Media. In: CARVALHO, A.; PETERSON, T. R. (ed.). Climate Change Politics: Communication and Public Engagement. Amherst, NY: Cambria Press, 2012, p. 247-277.
HACKETT, R. A. Alternative media for global crisis. Journal of Alternative and Community Media, v. 1, p. 14-16, 2016.
HULME, M. Why we disagree about climate change: understanding controversy, inaction and opportunity. New York: Cambridge University Press, 2009.
KENIX, L. J. Alternative and Mainstream Media: The Converging Spectrum. Nova York: Bloomsbury Academic, 2011.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.
LOOSE, E. B. Jornalismo e Mudanças climáticas. Revista Alceu, v. 20, n. 38, p. 107-128, 2019.
LOOSE, E. B. Jornalismo e riscos climáticos. Curitiba: Editora da UFPR, 2020.
MOERNAUT, R.; MAST, J. Fighting carbon dioxide or fighting humans? The ideological fault lines underlying two climate change frames. International Journal of Media & Cultural Politics, v. 14, n. 2, p. 123-152, 2018.
MORAES, C. H. Entre o clima e a economia: enquadramentos discursivos sobre a Rio+20 nas revistas Veja, Isto É, Época e Carta Capital. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
NEVERLA, I. The IPCC-reports 1990–2007 in the media: A case-study on the dialectics between journalism and natural sciences. International Communication Conference, Montreal, 2008.
O'NEILL, S.; NICHOLSON-COLE, S. “Fear Won't Do It”: Promoting Positive Engagement with Climate Change through Visual and Iconic Representation. Science Communication, v. 30, n. 3, p. 55-379, 2009.
PAINTER, J. Climate Change in the Media: Reporting Risk and Uncertainty. London: I.B. Tauris & Co. Ltd, 2013.
PEPERMANS, Y.; MAESEELE, P. Climate Change Journalism: From Agony to Agonistic Debate, Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 40, p. 125-140, abr., 2017. DOI. 10.5380/dma.v40i0.49257.
RESENDE, V. M.; ACOSTA, M. P. T. Apropriação da análise de discurso crítica em uma discussão sobre comunicação social, Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 421-454, 2018.
ROBIE, D. Timely climate media strategy to empower citizens. Pacific Journalism Review, v. 22, n. 2, p. 221-224, 2017.
SHANAHAN, M. Time to adapt? Media Coverage of Climate Change in Nonindustrialised Countries. In: BOYCE, T.; LEWIS, J. Climate Change and the Media. New York: Peter Lang Publishing, 2009. p.145-157.
SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M. P. (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
TORNEL, C. Introducción. In: TORNEL, C. (coord.). Alternativas para limitar el calentamiento global en 1.5°C: Más allá de la economía verde. Ciudad de México: Fundación Heinrich Böll, 2019. p. 27-83.
VAN DIJK, T. A. Discurso, notícia e ideologia: estudos na Análise Crítica do Discurso. Porto, Portugal: Campo das Letras, 2005.
VIVARTA, V. (coord.). Mudanças climáticas na imprensa brasileira: uma análise comparativa de 50 jornais nos períodos de julho de 2005 a junho de 2007- julho de 2007 a dezembro de 2008 (Relatório de Pesquisa/2010). Brasília, DF, Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), 2010.
ZOCCOLI CARNEIRO, C. “Caos no clima”: sensacionalismo, comunicação da ciência e a narrativa de O Globo sobre o aquecimento global. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons