Contribuições de Nilson Lage para o desenvolvimento do conceito de notícia autodestrutiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.e86605

Resumo

O objetivo principal deste artigo é demonstrar que a obra de Nilson Lage ainda é atual e abre espaço para novas reflexões acerca do jornalismo da pós-modernidade, em seus novos formatos e suportes. Para isso, aciona reflexões teóricas a partir de um resgate bibliográfico assistemático. Discute-se, nesta produção, a formação de conceitos para, posteriormente, demonstrar-se de que modo as atribuições dadas por Lage ao conceito de notícia são fundamentais para desenvolver ramificações como a de notícia autodestrutiva. A proposição deste novo conceito parte de uma pesquisa de doutorado, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e traz constructos teóricos desenvolvidos com mais profundidade na tese e em livro que deriva dela.

Biografia do Autor

Ingrid Pereira de Assis, Universidade Federal do Tocantins

Docente efetiva do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); doutora em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado sanduíche pela Universidade de Aveiro (Portugal); mestra em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e bacharel em Comunicação Social – Hab. Jornalismo, também pela UFMA.

 

Referências

ARCELLA, Luciano. O poder da memória, fundamento do eu e da civilização. In: Revista ALCEU, V.8, nº 13, 2006, p. 182-190.

BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole B. Sociality throught Social Network Sites. In: DUTTON, W. H. The Oxford Handbook of Internet Studies. Oxford: Oxford University Press, p. 151-172, 2013.

DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do Conceito. Rio de Janeiro: i. Inf, 1978.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia. São Paulo: Ed. 34, 2000.

DIJK, Teun A. van. La noticia como discurso: comprensión, estructura y producción de la información. Barcelona: Ediciones Paidós, 1990.

FERREIRA JÚNIOR, José. Capas de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico-visual. São Paulo: Editora Senac, 2003.

FOSTER, Jonathan K. Memória. Porto Alegre: L&PM, 2011.

GREIMAS, A. Sobre o sentido – ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975.

GROTH, Otto. O Poder Cultural Desconhecido: Fundamentos das Ciências dos Jornais. Petrópolis: Vozes, 2011.

HARDY-VALLÉE, Benoit. Que é um conceito? São Paulo: Parábola, 2013.

IZQUIERDO, Iván. Questões sobre memória. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017.

KARAM, Francisco José. A antigüidade greco-romana, o lead e a contemporânea narrativa jornalística. Revista Temática, 2007. Disponível em: http://www.insite.pro.br/2007/18.pdf. Acesso em 27 de fevereiro de 2018.

KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo: Norte e Sul. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. Série Princípios. São Paulo: Editora Ática, 2000.

LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. Florianópolis: Insular, 2012.

LIPOVETSKY, Gilles. Da leveza: rumo a uma civilização sem peso. São Paulo: Editora Manole, 2016.

MEDITSCH, Eduardo. O jornalismo é uma forma de conhecimento? Bocc, 1997. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/meditsch-eduardo-jornalismo-conhecimento.pdf. Acesso em 17 de novembro de 2018.

NASCIMENTO, Patrícia Ceolin do. Técnicas de redação em jornalismo: o texto da notícia. São Paulo: Saraiva, 2009.

PALACIOS, Marcos. Ruptura, Continuidade e Potencialização no Jornalismo Online: o Lugar da Memória. In: MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos (Orgs). Modelos do Jornalismo Digital, Salvador: Editora Calandra, 2003.

SHOEMAKER, Pamela; COHEN, Akiba A. News around the world: content, practitioners, and the public. New York: Routledge, 2006.

SODRÉ, Muniz. Reinventando @ cultura: a comunicação e seus produtos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

TRAVANCAS, Isabel. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Editora Summus, 1993.

VAN DIJK, T. A. La Noticia como Discurso. Compreensión, Estructura y Producción de la Información. Barcelona: Paidós, 1990.

Downloads

Publicado

2022-06-29