Temporalidades anticoloniais nos podcasts Conversa de Portão, Praia dos Ossos e História Preta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.93011

Palavras-chave:

podcast, história, anticolonial

Resumo

Este artigo analisa a conformação narrativa de três podcasts, que em suas propostas editoriais buscam tensionar uma visada linear e progressiva do tempo, da história e do próprio jornalismo a partir de raça e gênero. Tratam-se de Conversa de Portão; Praia dos Ossos e História Preta. Tais empreendimentos mobilizam distintas estratégias para demonstrar conformações coloniais-modernas de saber e de poder e suas formas de enfrentamento. Interessa-nos, então, analisar como podcasts nos ajudam a configurar formas potentes para uma história anticolonial, na medida em que propõem e incidem formas peculiares de revisitar os movimentos do passado e as suas refigurações no presente, por um ato de “rasura” histórica, com resistências táticas, sedimentadas em suas formas de linguagem e enunciação sonora.

Biografia do Autor

Phellipy Jácome, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bárbara Maria Lima Matias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Jessica Karoline de Almeida Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela mesma instituição.

Referências

Referências Bibliográficas

ANTUNES, Elton. Temporalidade e produção do acontecimento jornalístico. Em Questão, v. 13, n. 1, p. 25-40, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/1997/1093. Acesso em 27 out. 2020.

BERRY, Richard. A golden age of podcasting? Evaluating Serial in the context of podcast histories. Journal of Radio & Audio Media, n. 22, v. 2, p. 170-178, 2015.

BITTENCOURT, Bruna. Praia dos ossos: Ângela Diniz e o feminismo no Brasil. TPM, São Paulo, 19 out. 2020. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/tpm/praia-dos-ossos-angela-diniz-e-o-feminismo-no-brasil. Acesso em: 27 out. 2020.

BONINI, Tiziano. La “segunda era” del podcasting: el podcasting como nuevo medio de comunicación de masas digital. Quaderns Del Cac, v. 18, n. 41, p. 21-30, 2015.

BRANDALISE, Camila. Doca matou Ângela e abalou país: lembre caso que inspira "Coisa Mais Linda". Universa (UOL), São Paulo, 16 jul. 2020, 04:00. Seção Direitos da Mulher. Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/07/16/coisa-mais-linda-faz-referencia-a-doca-street-relembre-o-caso.htm. Acesso em: 27 out. 2020.

CALDEIRA, Bárbara. 'QUEIMEM AS BRUXAS!': relatos em torno de feminicídios e o jornalismo como fogueira simbólica que incendeia mulheres mortas. Tese defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, Fafich, 2022

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2014.

LOPEZ, Debora Cristina; ALVES, João. Apontamentos metodológicos para a análise de podcasts seriados. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal do Pará, 2 a 7 de setembro de 2019.

MEDITSCH, Eduardo.; DINES, Alberto; BARBEIRO, Herodoto. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis, SC: Insular: Ed. UFSC, 2001.

ROCHA, D. Para além de uma dúvida razoável: Serial e a busca da verdade. Dissertação defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, Fafich, 2018

QUIJANO, Aníbal - A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. RAMA, Angel. A cidade das letras. São Paulo: 1985

RIVERA CUSICANQUI, S. Un mundo ch’xi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018

RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e cultura. Lisboa: Presença, 1994.

SEGATO, Rita L. La Guerra contra las mujeres. Madrid: Traficantes de sueños, 2016.

SPINELLI, M; DANN, L. Podcasting: The Audio Media Revolution. New York: Bloomsbury, 2019

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: volume I: Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005

VIANA, Luana. Estudos sobre podcast: um panorama do estado da arte em pesquisas brasileiras de rádio e mídia sonora. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 3, dez./mar. 2020

VIZEU, A.; SANTANA, Adriana. O lugar de referência e o rigor do método no Jornalismo: algumas considerações. In Texto (UFRGS. Online), v. 1, p. 38-48, 2010.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Edição

Seção

Temas Livres