A Era Rede Globo: segunda fase da expansão e interiorização da televisão no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.94552Palavras-chave:
História da Televisão, Rede Globo, InteriorizaçãoResumo
O artigo apresenta um mapeamento do processo histórico de expansão e interiorização da televisão brasileira a partir da sua segunda fase, iniciada no período pós-1964 com a chegada da Rede Globo. Nosso objetivo é registrar a trajetória de expansão e interiorização das emissoras de TV ligadas à essa emissora de televisão. O percurso metodológico parte da pesquisa bibliográfica, documental e histórica, visando um mapeamento deste percurso. Concluímos que a expansão da Rede Globo ocorreu sob uma nova ordem política, econômica e tecnológica que proporcionou uma expansão mais acelerada, unificada e permanente no cenário da história da televisão brasileira. Além disso, a presença massiva da Rede Globo nos territórios locais/regionais está relacionada com as relações de proximidade com os proprietários dessas emissoras que são, em sua grande maioria, políticos e/ou empresários e agentes fundamentais para a consolidação da televisão no Brasil.
Referências
AIRES, Janaine.; SANTOS, Suzy dos. Sempre foi pela família: mídias e políticas no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017.
BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. TV regional: trajetória e perspectivas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.
CAPARELLI, Sérgio. Televisão e capitalismo no Brasil. Porto Alegre: L&PM, 1982.
CAVA, Márcio Antonio Blanco. Um modelo de televisão. São Paulo: Universidade Sagrado Coração, 2001.
FERNANDES, Rosimeire Aparecida de Castro. Depois dos comerciais: o compromisso do telejornal regional com o mercado. 1996. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 1996.
GONÇALVES, Kaiane Yamauchi. Televisão regional: o discurso de pertencimento da afiliada da Rede Globo “TV TEM” no projeto “Tem Running Bauru 2019”. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2020.
HERZ, Daniel. A história secreta da Rede Globo. Porto Alegre: Tchê, 1987.
JAMBEIRO, Othon. A TV no Brasil do século XX. Salvador: EDUFBA, 2001.
KNEIPP, Valquíria Aparecida Passos. A primeira emissora de TV do interior da América Latina. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 3., 2005, Novo Hamburgo, RS. Anais [...]. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2005.
MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira: uma visão econômica, social e política. 5 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
OLIVEIRA, Roberto Reis. Televisão Regional: o regional performativo na programação jornalística da TV TEM. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
PACHLER, Lilian Cristina. Televisões regionais: o processo de comunicação entre a Rede Globo e as afiliadas. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, São Paulo, 2006.
PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REDE GLOBO. Cobertura. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://negocios8.redeglobo.com.br/Paginas/Brasil.aspx. Acesso em: 31 mar. 2023.
RETT, Lucimara. TV Regional no Vale do Paraíba – SP: expansão, aspectos da audiência e modos de inserção local. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
SODRÉ, Muniz. O monopólio da fala: função e linguagem da televisão no Brasil. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons