A Era Rede Globo: segunda fase da expansão e interiorização da televisão no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.94552

Palavras-chave:

História da Televisão, Rede Globo, Interiorização

Resumo

O artigo apresenta um mapeamento do processo histórico de expansão e interiorização da televisão brasileira a partir da sua segunda fase, iniciada no período pós-1964 com a chegada da Rede Globo. Nosso objetivo é registrar a trajetória de expansão e interiorização das emissoras de TV ligadas à essa emissora de televisão. O percurso metodológico parte da pesquisa bibliográfica, documental e histórica, visando um mapeamento deste percurso. Concluímos que a expansão da Rede Globo ocorreu sob uma nova ordem política, econômica e tecnológica que proporcionou uma expansão mais acelerada, unificada e permanente no cenário da história da televisão brasileira. Além disso, a presença massiva da Rede Globo nos territórios locais/regionais está relacionada com as relações de proximidade com os proprietários dessas emissoras que são, em sua grande maioria, políticos e/ou empresários e agentes fundamentais para a consolidação da televisão no Brasil.    

Biografia do Autor

Maria Érica de Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo/UMESP. Professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará/UFC.

José Jullian Souza, Universidade Federal do Cariri

Jornalista pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri.

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Publicado

2024-08-08

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Temas Livres