Observações sobre método, teoria política e educação em Antonio Gramsci

Adriele Andreia Inacio, Tatiani Maria Garcia de Almeida, Anita Helena Schlesener

Resumo


O político, filósofo e militante Antonio Gramsci trouxe contribuições para a teoria marxista ao considerar os elementos históricos que permeavam a Itália em sua época, ampliando, deste modo, as categorias e conceitos marxistas. Nesse sentido, este ensaio tem por objetivo refletir sobre o método em Gramsci, o qual considera método o conjunto traduzido na concepção de mundo e na teoria do conhecimento. Tal compreensão gramsciana eleva a filosofia das práxis acima do materialismo determinístico e supera o idealismo especulativo que concebe a história apenas abstratamente. Portanto, o método em Gramsci consiste em levar adiante as dimensões da subjetividade da filosofia moderna, porém, voltando-se sempre para a transformação das estruturas, da consciência nunca separada dos condicionamentos sociais e dos conflitos de classes no âmbito do processo histórico. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica a partir de autores marxistas que possuem suporte teórico gramsciano.

Palavras-chave


Gramsci; Método; Filosofia da Práxis; Educação

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DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p210

R. Katál. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil eISSN: 1982-0259  

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