Observações sobre método, teoria política e educação em Antonio Gramsci

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p210

Resumo

O político, filósofo e militante Antonio Gramsci trouxe contribuições para a teoria marxista ao considerar os elementos históricos que permeavam a Itália em sua época, ampliando, deste modo, as categorias e conceitos marxistas. Nesse sentido, este ensaio tem por objetivo refletir sobre o método em Gramsci, o qual considera método o conjunto traduzido na concepção de mundo e na teoria do conhecimento. Tal compreensão gramsciana eleva a filosofia das práxis acima do materialismo determinístico e supera o idealismo especulativo que concebe a história apenas abstratamente. Portanto, o método em Gramsci consiste em levar adiante as dimensões da subjetividade da filosofia moderna, porém, voltando-se sempre para a transformação das estruturas, da consciência nunca separada dos condicionamentos sociais e dos conflitos de classes no âmbito do processo histórico. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica a partir de autores marxistas que possuem suporte teórico gramsciano.

Biografia do Autor

Adriele Andreia Inacio, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tatiani Maria Garcia de Almeida, Instituto Federal do Paraná, Pitanga, Paraná

Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de História no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná

Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade Tuiuti do Paraná. 

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Publicado

2018-02-09