Intervenção social e as transformações na política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n1p129

Resumo

Este artigo baseia-se nas indagações realizadas no âmbito do projeto de pesquisa sobre intervenção social e sua relação com os processos de territorialidade, desterritorialidade e politicidade na cidade de Paraná (Província de Entre Ríos, Argentina). Analisa-se a intervenção social desde uma perspectiva historiográfica, tomando documentos e relatórios quantitativos publicados por instituições acadêmicas e outros centros de estudo ou estatística. A análise é proposta com um desenho qualitativo, traçando a operacionalização dos conceitos-chave nos dados empíricos que oferece o caso argentino desde o retorno da democracia até o mês de dezembro de 2017. A presente versão foi revisada e ampliada em função dos conceitos e acontecimentos políticos e sociais no transcorrer dos novos modelos de políticas que se impuseram desde 2015 na maioria dos países da América Latina, principalmente as mudanças em matéria de políticas sociais que têm tido lugar na Argentina.

Biografia do Autor

Rosana Pieruzzini, Universidad Nacional de Entre Ríos, Paraná, Entre Ríos

Mestrado em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER). Docente investigadora na Faculdade de Serviço Social da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER).

Judit Evelyn Frank, Universidad Nacional de Entre Ríos, Paraná, Entre Ríos

Bacharelado em Ciência Política pela Faculdade de Serviço Social da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER).
Investigadora integrante do Projeto de Investigação Intervención Social y Procesos Sociales: Un estudio sobre la territorialidad, desterritorialidad y politicidad en la ciudad de Paraná da Faculdade de Serviço Social da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER).

Maricel Salera, Universidad Nacional de Entre Ríos, Paraná, Entre Ríos

Bacharelado em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER). Docente investigadora da Faculdade de Serviço Social da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER).

Publicado

2019-04-25