Envelhecimento e trabalho na sociedade capitalista

Autores

Palavras-chave:

Envelhecimento, Trabalho, Capitalismo

Resumo

Pensado para subsidiar uma conferência que, por incompatibilidade entre a data do evento e a minha agenda, não foi realizada, este ensaio discute o envelhecimento do trabalhador na sociedade capitalista, sob o neoliberalismo. É um chamamento à unificação da classe trabalhadora, tendo em vista desvelar a trama capitalista, para que, juntos, trabalhadores manuais e intelectuais se reconheçam capazes de romper com os valores burgueses e de pensar criticamente numa sociedade que não subestime a nossa humanidade.

 

Biografia do Autor

Maria Augusta Tavares, UFPB - João Pessoa - PB

Professora aposentada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba e Investigadora Integrada ao Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

BASSO, P. Tempos modernos, jornadas antigas: vidas de trabalho no início do século XXI. São Paulo, Campinas: Editora da UNICAMP, 2018.

BBC NEWS. Idosos na prisão: porque alguns aposentados estão se esforçando para ir para a cadeia no Japão. BBC News, Mundo, fev. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/01/idosos-na-prisao-por-que-alguns-aposentados-estao-seesforcando-para-ir-para-a-cadeia-no-japao.ghtml. Acesso em: 5 maio 2019.

DARDOT, P., LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, Boitempo, 2016.

GABRIEL, M. Amor e capital: a saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à sociedade pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

MARX, K. Crítica do nacionalismo econômico. Lisboa: Antígona, 2009.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 140, L. 1, v. I.

MARX, K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K. O 18 de Brumário de Luis Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2015.

MBEMBE, A. Políticas da inimizade. Lisboa: Antígona, 2017.

TAVARES, A. H. O bispo que não vai para o céu. Outras Palavras, abr. 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrobrasil/obispo-que-nao-vai-para-o-ceu/. Acesso em: 6 maio 2019.

Downloads

Publicado

2020-02-13