Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p429

Palavras-chave:

Docência, TDIC, Formação Profissional, Serviço Social

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem, hoje, um intenso e crítico diálogo entre educação e tecnologias. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutorado com objetivo de identificar as TDIC utilizadas pelos professores dos cursos de Serviço Social nos processos de ensino e aprendizagem. Da mesma forma, pretendeu-se descobrir os objetivos com que tais recursos estão sendo utilizados na formação dos futuros assistentes sociais, posicionando-os em relação aos níveis de certificação das competências pedagógicas em TDIC. A investigação teve por base um questionário on-line aplicado a um conjunto de professores vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) públicas que oferecem graduação em Serviço Social no estado do Paraná. Os resultados apontam para um uso instrumental das TDIC nos processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Antonio Sandro Schuartz, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto junto ao curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Questão Social e Políticas Sociais (UFPR)

 

Helder Boska de Moraes Sarmento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Associado III no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social (GEPSS).

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Prefácio. In: COSTA, F. A. et al. (org.). Repensar as TDIC na educação: o professor como agente transformador. Carnaxide: Santillna, 2012.

ARRIETA, C. A.; MONTES, V. D. Alfabetización digital: uso de las TIC’s más allá de una formación instrumental y una buena infraestructura. Revista Colombiana de Ciência Animal, v. 3, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=44800. Acesso em: 17 jan. 2015.

BALADELI, A. P. D.; BARROS, M. S. F.; ALTOÉ, A. Desafios para o professor na sociedade da informação. Educar em Revista, Curitiba, n. 45, p. 155-165, set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0104-40602012000300011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 maio 2017.

CANTINI, M. C. et al. O desafio do professor frente às novas tecnologias. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA PUCPR, 6., 2006, Curitiba. Anais […]. Curitiba: Champagnat, 2006. p. 875-883. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-081-TC.pdf. Acesso em: 18 jun. 2016.

CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

COSTA, F. A. et al. (org.). Repensar as TDIC na educação: o professor como agente transformador. Santillana: Carnaxide, 2012.

FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? In: NEDER, R. T. (org.). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. 2. ed. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/CDS/UnB/Capes, 2013. p. 51-64.

FREITAS, H.; JANISSEK-MUNIZ, R.; MOSCAROLA, J. Dinâmica do processo de coleta e análise de dados via web. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO BRASIL DE PESQUISA QUALITATIVA (CIBRAPEQ), 1., 2004, Taubaté. Anais […]. Taubaté, 2004. 12 p. Disponível em: http://gianti.ea.ufrgs.br/files/artigos/2004/2004_157_CIBRAPEQ.pdf. Acesso em: 5 fev. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LEITE, L. S. et al. (org.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

LEWGOY, A. M. B; ARRUDA, M. P. Da escrita linear à escrita digital: atravessamentos profissionais. Textos e Contextos, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 2, p. 1-10, dez. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267377598_09_Da_Escrita_Linear_A_Escrita_Digital_Atravessamentos_Profissionais. Acesso em: 9 out. 2016.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

WIKIPÉDIA. Google Earth. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/ wiki/Google_Earth. Acesso em: 26 jan. 2020.

WIKIPEDIA. GvSIG. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/GvSIG. Acesso em: 26 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-10-05