A mulher de negócios no discurso do trabalho feminino
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p700Resumo
Este texto discute sobre a mulher de negócios corporificada no desenvolvimento de suas práticas e premiações advindos do empreendedorismo feminino segundo a discursividade do SEBRAE. Para isto, analisa-se o movimento de (re)formulação do discurso do SEBRAE sobre a mulher para evidenciar os efeitos de sentido do discurso do Capital. O objetivo é identificar a mulher de negócios no discurso do trabalho feminino como espaço constitutivo de convergência, divergência e silêncio entre essas mulheres. A pesquisa tomou como base os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD) de origem francesa, filiada a Pêcheux, e da Psicánalise. Defende-se que as relações interdiscursivas do SEBRAE sobre o empreendedorismo feminino, contribuem, de forma ideológica e inconsciente, para a constituição de discursos hegemônicos que elegem o empreendedorismo feminino contemporâneo como único modelo possível de geração de riqueza, liberdade e desfaçatez do sofrimento da mulher.
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