A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica

César Augusto Costa, Carlos Frederico Loureiro

Resumo


O artigo trata da contribuição pedagógica do educador brasileiro Paulo Freire na questão interdisciplinar e sua convergência para a Educação Ambiental (EA) Crítica. Reitera o pensamento de Paulo Freire como educador interdisciplinar. Em seguida aborda a radicalidade política do conceito de libertação e reflete sobre a relevância da dimensão interdisciplinar, educativa e política. Por fim, indica a relação constitutiva da interdisciplinaridade Freireana para a EA crítica partindo de categorias como totalidade, contradição, práxis, dialética, dialógica. A leitura Freireana sobre a interdisciplinaridade instrumentaliza para o amadurecimento da EA Crítica como ação político-educativa visando à superação das relações sociais alienadas no capitalismo.


Palavras-chave


Educação Ambiental Crítica; Interdisciplinaridade; Paulo Freire

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1414-49802017.00100013

R. Katál. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil eISSN: 1982-0259  

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