A práxis dialógica e a construção da inter-subjetividade: uma vivência em encontros de voluntários que atuam em grupos da terceira idade

Autores

  • Maria da Graça dos Santos Dias Universidade do Vale do Itajaí.

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

O presente artigo trata da análise de falas expressas por voluntários que atuam junto a Grupos de Convivência de Idosos. Caracteriza-se por uma pesquisa de tipo qualitativo, construída a partir de encontros de voluntários, promovidos por entidades governamentais e organizações não-governamentais. Utilizamos o diálogo como mediação dos encontros, buscando constituir a polifonia das significações enunciativas, construindo um conhecimento intersubjetivo sobre o tema Terceira Idade e capa-citando-nos para uma ação mais consciente e democrática.

Biografia do Autor

Maria da Graça dos Santos Dias, Universidade do Vale do Itajaí.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1970), graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1969), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é docente permanente da Universidade do Vale do Itajaí, sócio efetivo do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Tem experiência na área de Filosofia do Direito, Sócio-antropologia, Política Jurídica e Direito da Criança e do Adolescente.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigo