Novas formas de resolução de conflitos: transformação, empoderamento e reconhecimento

Autores

  • Vicent Martínez Guzmán JAUME I - Castellón - España
  • Sonia París Albert JAUME I - Castellón - España

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802006000100003

Resumo

No presente trabalho é discutida a perspectiva filosófica que foi adotada no campo científico do Estudo dos Conflitos, dentro dos limites da Investigação para a Paz. Parte-se de uma concepção filosófica da “condição humana” e toma-se como fio condutor o empoderamento e o reconhecimento como instrumentos adequados para uma transformação pacífica dos conflitos. Aprofunda-se, ademais, na relação da doutrina do reconhecimento com o problema das desigualdades e a filosofia política da justiça. Defende-se que não é possível desvincular as políticas do reconhecimento, mais ligadas à identidade e à cultura, das políticas da justiça, mais atentas à transformação pacífica das desigualdades humanas: a pobreza, a miséria, a marginalização e a exclusão. A fim de exemplificar esta proposta, utiliza-se o último informe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano.

Biografia do Autor

Vicent Martínez Guzmán, JAUME I - Castellón - España

Doctor en Filosofia por la Universidaded de València. Director de la Cátedra UNESCO de Filosofia para la Paz, Universitat Jaume I, Castellón - España.

Sonia París Albert, JAUME I - Castellón - España

Doctora por la Universitat Jaume I en el programa "Paz, Conflictos y Democracia". Vicediretora de la Cátedra UNESCO de Filosofia para la Paz, Universitat Jaume I, Castellón – España.

Downloads

Publicado

2006-04-29