O cotidiano profissional do assistente social no Programa Saúde da Família em Campina Grande

Autores

  • Sâmbara Paula Ribeiro UECE - Fortaleza - CE
  • Kathleen Eleane Leal Vasconcelos UEPB - Campina Grande - PB
  • Francisca Eugênia Bernardino CAPS - Campina Grande - PB
  • Joselita Alves Brasileiro PSF - Campina Grande - PB
  • Luciana Paiva Cavalcante PSF - Campina Grande - PB

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Este artigo é fruto de reflexões processadas por assistentes sociais inseridos nas equipes básicas do Programa Saúde da Família (PSF) do município de Campina Grande, no estado da Paraíba. Tem-se como horizonte o cenário macroestrutural em que se definem as políticas públicas no Brasil e o processo de implantação do PSF, o qual se constitui como uma estratégia para reorganização do Sistema Único de Saúde (SUS). Situando a trajetória do PSF neste município, busca-se resgatar a história da luta local pela inserção do profissional de Serviço Social na equipe básica, conquista obtida oficialmente em 2003. Discutem-se as suas atribuições no programa, analisando a experiência que vem sendo desenvolvida pelos assistentes sociais nas equipes, apontando as dificuldades e desafios que se colocam no seu cotidiano profissional, além de anunciar as suas contribuições, pautadas no Projeto Ético-Político do Serviço Social, para o “fazer saúde da família” no município.

Biografia do Autor

Sâmbara Paula Ribeiro, UECE - Fortaleza - CE

Possui graduação em Serviço Social pela UECE (1993), especialização em Filosofia Política pela UECE (1995) e mestrado em Serviço Social pela UFPE (2000). Atualmente é Professora Assistente da UECE. Tem experiência na área de Serviço Social com ênfase em Fundamentos do Serviço Social.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Kathleen Eleane Leal Vasconcelos, UEPB - Campina Grande - PB

Possui graduação em Serviço Social pela UFPB (2000) e mestrado em Sociologia pela UFPB (2002). É professora da UEPB. Tem experiência na área de Serviço Social. Atualmente tem se voltado para o estudo de questões relacionadas à saúde pública, especificamente ao Saúde da Família e ao controle social.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Francisca Eugênia Bernardino, CAPS - Campina Grande - PB

Possui graduação em Bacharel em Serviço Social pela UEPB (1989), especialização em Saúde da Família pela UEPB (2006). Especialização em Educação - Área Educação Básica pela UFPB (1999). Atualmente é Assistente Social da Prefeitura Municipal de Campina Grande e Professora de Atenção Básica da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Joselita Alves Brasileiro, PSF - Campina Grande - PB

Departamento de Serviço Social, Universidade Estadual da Paraíba. Assistente Social do PSF de Campina Grande - PB. Especialista no Programa Saúde da Família.

Luciana Paiva Cavalcante, PSF - Campina Grande - PB

Departamento de Serviço Social, Universidade Estadual da Paraíba. Assistente Social do PSF de Campina Grande - PB. Especialista em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2005-01-01