Política de assistência social e cidadania no Brasil hoje: alguns elementos para discussão

Autores

  • Cláudia Hochheim Oliveira UFRGS - Porto Alegre - RS
  • Maira Meira Pinto UNISC - Santa Cruz do Sul - RS

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Palavras-chave:

Política social, Assistência social, Cidadania, Social politics, Social assistance, Citizenship

Resumo

O tema deste artigo reveste-se de especial importância se for considerada a atual situação de pobreza e indigência em que se encontram parcelas expressivas da população brasileira. É evidente que o país necessita de efetivas políticas sociais sérias de combate à pobreza, sob o risco de deixar a população completamente fragilizada ante qualquer realidade internacional. A atual hegemonia do pensamento neoliberal contribui para agudizar este quadro e ainda reforça a progressiva retirada do Estado no que tange à efetivação de políticas sociais. É intenção deste artigo introduzir brevemente o processo histórico de constituição das políticas sociais, procurando vislumbrar sua conformação no quadro brasileiro. No prosseguimento, busca-se subsidiar com alguns elementos iniciais a discussão acerca do atual momento das políticas sociais brasileiras, especificamente no que tange à política de assistência social, que se inscreve no tripé da seguridade social, juntamente com a saúde e a previdência. A municipalização da assistência é problematizada e refletida à luz de algumas de suas questões centrais.

Biografia do Autor

Cláudia Hochheim Oliveira, UFRGS - Porto Alegre - RS

Possui graduação em Serviço Social pela PUCRGS (1987), mestrado em Serviço Social pela PUCRGS (1993) e aperfeiçoamento em Análise Institucional pelo Instituto de Psicologia Social de Porto Alegre Pichon-Rivière (1999). Atualmente é assistente social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Política Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: burocracia, poder, serviço social.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maira Meira Pinto, UNISC - Santa Cruz do Sul - RS

Possui graduação em Serviço Social pela PUCRGS (2000) e mestrado em Serviço Social pela mesma Instituição (2002). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS, pesquisa sobre Responsabilidade Social Universitária. É professora com regime de 20h da Universidade de Santa Cruz do Sul e horista (20h semanais) no Centro Universitário IPA Metodista. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente na área de extensão da Universidade, através de projetos sociais em comunidade e no campo da saúde.

Downloads

Publicado

2005-01-01