Integração ou apartação? O acesso à educação infantil no contexto dos sistemas municipais de ensino

Autores

  • Deise Gonçalves Nunes UFF - Niterói - RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

O artigo problematiza alguns resultados de pesquisa sobre a incorporação da educação infantil aos sistemas municipais de ensino, a partir de um estudo comparativo entre quatro municípios do estado do Rio de Janeiro: Rio, Niterói, São Gonçalo e Nova Iguaçu. Estes municípios possuem diferentes tradições políticas e diferentes formas de organização da educação voltada para crianças de 0 a 6 anos, pertencentes aos segmentos mais pauperizados da população. Os resultados parciais ora apresentados foram analisados a partir de algumas reflexões sobre as manifestações da cultura política local e da forte tradição assistencial no processo de integração da educação infantil aos sistemas municipais de ensino. Associam-se a estas reflexões uma abordagem sobre os problemas vivenciados pelos municípios que, à luz das políticas macroestruturais de inspiração neoliberais vêm assumindo a educação infantil apontando para os limites e impasses desta incorporação.

Biografia do Autor

Deise Gonçalves Nunes, UFF - Niterói - RJ

Possui mestrado em Serviço Social pela UFF (1983) e doutorado em Educação pela UFRJ (2000). Atualmente é professora associada I do Departamento de Serviço Social da UFF, coordena projetos de pesquisa e extensão na área de serviço social, educação infantil e direitos da criança e do adolescente. Participa do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre a criança de 0 a 6 e é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Políticas Públicas, Espaços Públicos e Serviço Social. Atualmente coordena o projeto de extensão Serviço Social no Colégio Universitário (Departamento de ensino Fundamental e Departamento de Educação Infantil) e dois projetos de pesquisa com bolsas de IC (CNPq e FAPERJ).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2005-01-01