Ensinando a não sonhar: a anti-pedagogia oficial destinada a adolescentes infratores no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Eliana Rocha Oliveira BEMFAM - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

 

O presente artigo analisa e põe em discussão o caso real de um adolescente privado de liberdade no sistema socioeducativo do estado do Rio de Janeiro. Fica evidenciado a violação dos direitos fundamentais dos adolescentes tutelados pelo Estado e a inexistência de projeto pedagógico nas unidades de internação. O artigo aponta para a necessidade de implementação de uma política socioeducativa para jovens em conflito com a lei, tendo como referencial a teoria de Educação Popular de Paulo Freire e a doutrina da proteção integral do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Biografia do Autor

Eliana Rocha Oliveira, BEMFAM - Rio de Janeiro - RJ

Mestre em Educação. Conselheira Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro. Associada ao Programa de Formação em Direitos da Infância e Juventude/Pró-adolescente da UERJ.

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Publicado

2003-01-01