Lukács: o “falso socialmente necessário”
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p389Resumo
Procuramos delinear, com base em uma investigação da Ontologia de Lukács, os fundamentos mais gerais do fenômeno que o filósofo húngaro denominou de o “falso socialmente necessário”. Nosso propósito é contribuir para as investigações acerca da força política atual de ideias e concepções fantasticamente inverídicas, tal como encontramos entre os terraplanistas ou entre o núcleo ideológico do governo Bolsonaro.
Referências
LUKÁCS, G. Aparato crítico aos prolegômenos e ontologia do ser social. Maceió, Alagoas: Coletivo Veredas, 2018b.
LUKÁCS, G. Para a ontologia do ser social. Maceió, Alagoas: Coletivo Veredas, 2018a .
LUKÁCS, G. (2018) Prolegômenos a uma ontologia do ser social e Para a ontologia do ser social. Maceió, Alagoas: Coletivo Veredas, 2018.
MARX, K. (1996) O Capital: Livro I. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
WITTGENSTEIN, L. Tractatus Lógico-philoso-phicus. São Paulo: EDUSP, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).