Fascismo e a profissionalização da contrarrevolução no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e75593

Resumo

O presente artigo objetiva entender o processo de fascistização hodierna no Brasil a partir do entendimento de Leandro Konder sobre o fascismo “clássico” e do debate levantado por Ruy Mauro Marini e Theotônio dos Santos sobre a tendência autoritária que os países de capitalismo dependente apresentam. Partindo disso buscamos analisar o processo de radicalização da direita no Brasil a partir de 2013 e como isso resultou na eleição do atual governo federal. Concluímos que o processo de fascistização hodierna no Brasil não vislumbra a instauração de um Estado fascista e sim de um Estado democrático moderado pelas Forças Armadas.

Biografia do Autor

Thays Karolline dos Santos Fidelis, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas e Professora Substituta na Universidade Federal de Alagoas.

Rapahel Lana Seabra, Universidade de Brasília

Professor adjunto do departamento de Estudos Latino-americanos e do Programa de Pós-Graducao em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas, universidade de Brasília.

Referências

BORÓN, Atílio. El fascismo como categoría histórica: en torno al problema de las dictaduras em América Latina. In: BORÓN, Atílio. Estado, capitalismo y democracia en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2003.

CASTELO, Rodrigo. Crise conjuntural e (re)militarização da “questão social” brasileira. Margem Esquerda: ensaios marxistas, São Paulo, v. 1, n. 23, p. 46-51, outubro. 2014.

CUEVA, Agustín. La fascistización del Estado em America Lxatina In: MARINI, Ruy Mauro; MILLÁN, Márgara. La Teoría Social Latinoamericana: textos escogidos. Tomo III: A centralidade do marxismo. México: UNAM, 1995.

FIDELIS, Thays. A lei geral da acumulação capitalista e sua particularidade em condições de dependência latino-americana In: NASCIMENTO, A.; FIDELIS, T.; NUNES, E. (orgs.) Economia, política e dependência: contribuições para a análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió, EDUFAL, 2020.

KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. 2. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MARINI, Ruy Mauro. El Estado de Contrainsurgencia. Cuardenos Políticos, México, Ediciones ERA, n. 18, p. 21-29, out-dez. 1978.

MARINI, Ruy Mauro. Dialéctica de la dependência In: MARTINS, Carlos Eduardo (org.). América Latina, dependencia y globalización. Bogotá: Siglo del Hombre - CLACSO, 2008.

PAXTON, Robert. Anatomia do fascismo. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

SANTOS, Theotônio dos. Democracia e socialismo no capitalismo dependente. Editora vozes: Petrópolis, 1991.

TRAVERSO, Enzo. The New Faces of Fascism. Populism and the Far Right. London/New York: Verso, 2019.

Downloads

Publicado

2021-05-28