Fascismo e a profissionalização da contrarrevolução no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e75593

Resumen

O presente artigo objetiva entender o processo de fascistização hodierna no Brasil a partir do entendimento de Leandro Konder sobre o fascismo “clássico” e do debate levantado por Ruy Mauro Marini e Theotônio dos Santos sobre a tendência autoritária que os países de capitalismo dependente apresentam. Partindo disso buscamos analisar o processo de radicalização da direita no Brasil a partir de 2013 e como isso resultou na eleição do atual governo federal. Concluímos que o processo de fascistização hodierna no Brasil não vislumbra a instauração de um Estado fascista e sim de um Estado democrático moderado pelas Forças Armadas.

Biografía del autor/a

Thays Karolline dos Santos Fidelis, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas e Professora Substituta na Universidade Federal de Alagoas.

Rapahel Lana Seabra, Universidade de Brasília

Professor adjunto do departamento de Estudos Latino-americanos e do Programa de Pós-Graducao em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas, universidade de Brasília.

Citas

BORÓN, Atílio. El fascismo como categoría histórica: en torno al problema de las dictaduras em América Latina. In: BORÓN, Atílio. Estado, capitalismo y democracia en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2003.

CASTELO, Rodrigo. Crise conjuntural e (re)militarização da “questão social” brasileira. Margem Esquerda: ensaios marxistas, São Paulo, v. 1, n. 23, p. 46-51, outubro. 2014.

CUEVA, Agustín. La fascistización del Estado em America Lxatina In: MARINI, Ruy Mauro; MILLÁN, Márgara. La Teoría Social Latinoamericana: textos escogidos. Tomo III: A centralidade do marxismo. México: UNAM, 1995.

FIDELIS, Thays. A lei geral da acumulação capitalista e sua particularidade em condições de dependência latino-americana In: NASCIMENTO, A.; FIDELIS, T.; NUNES, E. (orgs.) Economia, política e dependência: contribuições para a análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió, EDUFAL, 2020.

KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. 2. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MARINI, Ruy Mauro. El Estado de Contrainsurgencia. Cuardenos Políticos, México, Ediciones ERA, n. 18, p. 21-29, out-dez. 1978.

MARINI, Ruy Mauro. Dialéctica de la dependência In: MARTINS, Carlos Eduardo (org.). América Latina, dependencia y globalización. Bogotá: Siglo del Hombre - CLACSO, 2008.

PAXTON, Robert. Anatomia do fascismo. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

SANTOS, Theotônio dos. Democracia e socialismo no capitalismo dependente. Editora vozes: Petrópolis, 1991.

TRAVERSO, Enzo. The New Faces of Fascism. Populism and the Far Right. London/New York: Verso, 2019.

Publicado

2021-05-28