Trabalho e saúde-adoecimento de docentes em universidades públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e78014

Resumo

Este artigo analisa os influxos do trabalho na saúde dos(as) docentes, com base em dados oriundos de pesquisa qualitativa, pautada no método crítico-dialético, cujo percurso metodológico incluiu revisão  de literatura e pesquisa de campo realizada com questionários e entrevistas semiestruturadas com 16 assistentes sociais docentes de universidades públicas do Rio Grande do Norte, do quadro permanente de programas de pós-graduação stricto sensu.  Aborda, inicialmente, as determinações sociais da saúde com foco no trabalho; em seguida apresenta breve caracterização dos sujeitos; e, por fim, analisa a relação entre a situação concreta de vida e trabalho das entrevistadas e o processo de saúde-adoecimento. Os resultados apontam que as condições de trabalho docente nas universidades públicas são desgastantes e incidem no adoecimento destes(as) trabalhadores(as), embora, comumente, os nexos entre a vida laboral e a situação de saúde não estejam formalmente estabelecidos e registrados, e/ou nem sempre sejam visibilizados. 

Biografia do Autor

Iana Vasconcelos Moreira Rosado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Mossoró - Rio Grande do Norte

Assistente social, mestra em Serviço Social e Doutora em Ciêncas da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFRN. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Rita de Lourdes de Lima, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Assistente social, mestra e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2021-05-28