Tecnologias da informação e comunicação nas políticas sociais: opacidade e ilusão democrata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82314

Resumo

Este artigo busca problematizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para acesso às políticas de seguridade social, enquanto mecanismo que anuncia qualidade, celeridade, mas encontra nos limites burgueses a chave de reforço das desigualdades, promovendo uma ilusão social-democrata, cujo compromisso é com a reprodução ampliada do capital. Para tanto, controle, violência e opacidade se instauram em uma lógica empresarial que coloca na ordem do dia uma engenharia que adensa sacrifícios, amoldamentos e apassivamento, inviabilizando uma perspectiva cidadã. Assim, buscamos mostrar que por trás da modernização anunciada se espraiam velhas práticas que indicam conspirar contra os direitos e avanços democráticos reforçando a existência de uma democracia burguesa. A metodologia escolhida consiste na análise bibliográfica e documental, como forma de mediatizar nossa reflexão acerca do tempo presente, cujo movimento é desalentador. Para isso, tomaremos o método dialético para dar curso a uma análise racional de uma era barbarizante.

Biografia do Autor

Gabriele Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ)

Referências

ANTUNES, Ricardo. Antunes (org). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.

BOSCHETTI, Ivanete (org.) Expropriação e Direitos no Capitalismo. São Paulo, Cortez, 2018.

BRASIL, Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros : TIC Domicílios 2019. São Paulo, 2020.

CHAHIN, Ali et al. E-gov. Br: a próxima revolução brasileira. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

COUTINHO, Carlos Nelson. A Democracia como Valor Universal. In TEIXEIRA e ALVES, (org.). Ensaios de Crítica Literária, Filosofia e Política. Volume I. Rio de Janeiro,PPGSS/UFRJ, 2018.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova Razão do Mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEMIER, Felipe. Depois do Golpe. A Dialética da Democracia Blindada no Brasil. Rio de Janeiro. Mauad Editora, 2017.

ESCORSIM NETTO, L. O conservadorismo clássico. Elementos de caracterização e crítica. São Paulo: Cortez, 2011.

EUBANKS, Virgínia. Entrevista [set.2019]. “Automatizando as desigualdades”. Entrevistador: Karin Fast do Digilabour Laboratório de Pesquisa.

GROHMANN, Rafael. Trabalho plataformizado e lutas de classes. In: Capitalismo digital? Revista Margem Esquerda n.36 2021 São Paulo. Boitempo.

IASI, Mauro. Política, Estado e Ideologia na trama conjuntural. São Paulo, ECP, 2017.

BRASIL. O setor da tecnologia da informação e comunicação no Brasil 2003-2006. In: Estudos e Pesquisas de Informação Econômica n. 11. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Rio de Janeiro, 2009. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv41716.pdf>7/9/2020.

JURNO, Amanda. Plataformas, algoritmos e moldagem de interesses. In: Capitalismo digital? Revista Margem Esquerda n.36 2021 São Paulo. Boitempo

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999

LUKÁCS, György, O Jovem Marx e outros Escritos de Filosofia. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2007. Capítulos I e II, pgs. 25-88.

MARSHAL, Theodore H., Cidadania e Classe Social. In Cidadania, Classe Social e Status, Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MARX, Karl. Glosas Críticas Marginais ao Artigo “O Rei da Prússia e a reforma Social” de um Prussiano [1844]. São Paulo, Editora Expressão Popular, 2010.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. São Paulo, Boitempo, 2013.

GONZALEZ, Lauro e BARREIRA, Bruno. Pobres sem auxílio emergencial e retratos da informalidade em tempos de pandemia. Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (Cemif) da FGV. 2020.

SAFATIE, Vladimir; JUNIOR, Nelson (org) Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo, Autentica, 2020.

SILVEIRA, Sergio Amadeu. Democracia e os códigos invisíveis: como os algoritmos estão modulando comportamentos e escolhas políticas. São Paulo: SESC – 2019.

SILVEIRA, Sergio Amadeu. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania In: Políticas públicas & inclusão digital / Org., Tânia Maria Hetkowski. - Salvador : EDUFBA, 2008. p. 43-65.

SILVEIRA, Sergio Amadeu. O mercado de dados e o intelecto geral. Capitalismo digital? Revista Margem Esquerda n.36 2021 São Paulo. Boitempo.

Downloads

Publicado

2022-01-20