Serviço Social e TICs: a prática profissional no contexto da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82538

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as contradições presentes no processo de  incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ao trabalho dos assistentes sociais que atuam nas políticas de Saúde, Assistência e Previdência Social no contexto da Covid-19. A metodologia utilizada consiste em pesquisas bibliográficas, documentais (com enfoque nas publicações do CFESS) e observações decorrentes da experiência prática enquanto assistente social do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social. Foi possível identificar que o uso das TICs acontece de forma heterogênea e desigual nas políticas sociais, como estratégia para a continuidade dos atendimentos nos serviços públicos, ao mesmo tempo que apresenta aspectos comuns, entre os quais se destaca a recorrência a meios digitais não institucionalizados. Tal incorporação esbarra em questões éticas, na falta de acesso das populações mais vulneráveis aos meios digitais e na lógica produtivista que tende a intensificar a precarização do trabalho.

Biografia do Autor

Erika Cordeiro do Rêgo Barros Valentim, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduação em Serviço Social - UFPE (2014)

Mestrado em Serviço Social - UFPE (2017)

Especialização / Residência na Rede de Atenção Psicossocial (SES-PE / IMIP - 2019)

Doutoranda em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UFPE) - atual

Assistente Social da Universidade Federal de Pernambuco (2020- atual)

Fernanda Alves Ribeiro Paz Paz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

É mestra em Serviço Social e Assistente Social da UFPB. Possui especialização em Gestão Pública pelo IFPB e especialização em Gestão da Política de Assistência Social pela FPB. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Serviço Social pela UFPE.

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Publicado

2022-01-20